Imagem capa - Afinal, qual o melhor lugar para fazer minhas fotos? por Duarth Fernandes Fotografia
Dicas de Fotografia

Afinal, qual o melhor lugar para fazer minhas fotos?

Hoje estou escrevendo um pouquinho de uma dúvida que eu vejo que muitas pessoas tem, afinal "onde é o melhor lugar para tirar minhas fotos?"

A resposta é: QUALQUER LUGAR!

O que eu quero dizer com isso? É que tanto faz, um bom fotógrafo consegue fazer boas fotos de um lugar que não seja tão bonito visualmente... 

Porém quer algumas dicas? Vou listar algumas que irá te ajudar bastante na escolha.

> Procure lugares que faça o seu gosto, lugares que você já tenha costume e que te faça bem.

Não estou dizendo que não podemos fazer as fotos num lugar que você nunca tenha ído, mas o que acontece é que às vezes vejo preocupações enormes por parte dos clientes em relação a ir num lugar "maravilhoso" , mas acredite alguns lugares são maravilhosos visualmente, porém não é bacana para fotos. Nas fotos até uma montanha de terra ou debaixo de uma árvore qualquer fica mais legal...

Outra dica que eu dou é: dê preferência para lugares em que não tenha tantas pessoas. Seja um sítio, um parque, uma roça, tanto faz. O que é importante é que o cliente sinta-se bem. Quando estamos na presença de outras pessoas às vezes ficamos tímidos, o que resulta nas fotos. Mas vai por mim, o ensaio depois dos 10 primeiros minutos tende a ficar bem legal e espontâneo. 

Outra dica: O que você gosta? 

É de um domingo num sitio? É de moto? Cavalos? Esportes? Que tal um lugar que tenha a cara do seu gosto, afinal o ensaio é seu, faça ele de acordo com o seu gosto. 

Uma coisa que eu acho importante, tente fugir de locais que todo mundo fotografe. Se você viu um lugar que alguém já fez fotos, tente outro. Percebi que as pessoas tendem a olhar lugares mais frequentados e ir, e pode ter certeza, suas fotos terão a sua identidade num lugar só seu.

Outra dica, procure um local que tenha vários "cenários".

O que são os cenários?  São locais que tenha vários ambientes diferentes, para que dê a impressão de estar em vários lugares. Como por exemplo, tenha um lugar que tenha uma árvore, outro lugar com uma casinha, uma parede diferente em outro lugar, e por aí vai.

Uma dica é ao planejar o seu ensaio, já pensar no lugar bem antecipadamente. Percebo que muitas pessoas preocupam com roupas, coroas, brinquedos, sapatinho, ultrassom, porém e o lugar?

E por último dica, o que você quer nas fotos? Quer aquele pôr do sol bacana? Quer uma foto correndo? Avise o seu fotógrafo já imediatamente, pois ele precisa programar para isso.

E fica aqui, espero que vocês tenham gostado.