Imagem capa - Qual câmera comprar? por Duarth Fernandes Fotografia
Dicas de Fotografia

Qual câmera comprar?

Bom galera, na dica de hoje, estou indo falar um pouco de uma dúvida que pelo menos toda semana vem alguém perguntando " Nossa, quero comprar uma câmera, qual você me indica?" Ou até mesmo "Será que tal câmera é boa?". Primeiramente sinto-lhes informar, mas fotógrafo não conhece todas as câmeras, e muito menos se essa é boa, ele deve conhecer a que ele usa, e alguns modelos da mesma linha, porém depois desse tópico creio que você terá uma "luz no fim do tunel" ao escolher sua câmera. Primeira coisa, tenha em mente o motivo de você estar adquirindo essa câmera, será para uso pessoal? Fotografar paisagens? Animais? Profissionalmente? Aqui irei dizer um pouco de cada tipo de câmera, que irá ajudar. Vamos lá!

Câmera Compacta: É a camerazinha que todo mundo já teve, são as camerazinhas de bolso, geralmente são automáticas, e ideal para viagens, aquela pequenininha, e que irá quebrar o seu galho, ela possui um sensor pequeno (o que manda mais na qualidade da imagem, e não MegaPixel como muitos pensam), o que não dá para oferecer muita qualidade, mas no geral são boas para viagens, passeios, são relativamente baratas. Porém não são recomendadas para fotografias com pouca luz, pois o sensor é pequeno. Veja fotos em: http://migre.me/s2qiq

Câmera Superzoom: A grosso modo, são câmeras compactas e com zoom, isso mesmo, muita gente acredita que são "semi-profissionais" coisa que não são, por elas ter o formato parecido como de uma câmera DSRL, porém menor, muita gente acredita. O principal atrativo dela é o zoom, como o próprio nome, algumas chegam a oferecer 42x de zoom optico (Olhe as dicas passadas que irá entender) que dá para pegar até os "buraquinhos da lua". São ideias também para viagens, passeios, animais etc. Algumas permitem controles manuais, o que irá diferenciar suas fotografias. Veja fotos em: http://migre.me/s2qkH

Câmera DSRL: São as câmeras que "trocam de lente", são as câmeras que possuem controles manuais, que possuem um sensor relativamente maior, o que oferece muita qualidade para as fotos. Esse tipo de câmera tem um custo relativamente alto, e é indicado para quem quer oferecer mais qualidade para suas fotos. O Kit inicial quebra o galho bastante, porém para todo entusiasta, sempre comprar mais e mais lentes se torna um vício. Veja fotos em: http://migre.me/s2qmF

E AGORA QUAL COMPRAR?

Veja qual a sua necessidade? Quanto você tem disponível, pesquise bastante, faça comparações...


Quer apenas fotos para fotografar o dia a dia, suas viagens, passeios e o dia a dia, vá com uma compacta, procure uma que ofereça boas imagens e mãos a obra.

Caso você já queira aprofundar mais um pouco, já aderir ao mundo fantastico de utilizar o modo "M" e ter uma câmera com um zoom ótimo, e com uma nitidez e qualidade maior que a compacta, já parte para a superzoom.

Agora se você quer se profissionalizar, ou mesmo que não seja, ter fotos com alta qualidade, e poder trocar de lente de acordo com a sua necessidade, vá para a DSRL.

Mas lembre-se... A qualidade de uma fotografia não depende do equipamento, depende do olhar, do observar, do ser diferente... Então de nada adianta uma DSRL na mão de quem não sabe fazer uso dela, e ao mesmo tempo, um bom observador, pode fazer imagens lindas, apenas com uma compacta (Veja a dica de como fotografar com o celular)

Fonte da imagem do post: Google Imagens - Site Techtudo