Imagem capa - Zoom realmente é necessário? por Duarth Fernandes Fotografia
Dicas de Fotografia

Zoom realmente é necessário?

Olá! Hoje eu venho aqui para explicar um assunto que será curto, porém muito importante, principalmente para quem tem celulares ou câmeras compactas, que é o "Zoom".

O zoom nada mais é do que a aproximação dos objetos, devido aos movimentos dos vidros da lente, ou do aumento do arquivo digital, porém o que muitos não sabem é que o zoom pode ser bom para sua fotografia e ao mesmo tempo ruim, mas como assim? Vou explicar!

Existem dois tipos de zoom, que são: Zoom Optico e Zoom Digital.

O Zoom Óptico, pelo nome já podemos entender que é o verdadeiro zoom, aquele que como eu disse antes, pelo movimento dos vidros presentes nas lentes, o objeto é aproximado, geralmente a gente percebe um barulhinho, que é esse movimento interno.

Já o Zoom Digital, é um falso zoom, o que ocorre é que após aplicado o zoom óptico, alguns percebem que existem um tracinho no meio da escala de zoom (irei exemplificar com foto abaixo) o arquivo da foto é aumentado, ou seja, nada é aproximado, o zoom digital na verdade é o mesmo processo de pegar a foto já no computador e aproxima-la com a lupa do windows, ou seja não irá ajudar em nada. E você deve estar se perguntando "Mas qual o motivo disso ser ruim?"

O motivo de ser ruim é que você já reparou que quando pegamos uma foto e aumentamos, ela não fica "esticada" "pixelada" e o pior, perde qualidade? Então, sempre utilize o "primeiro zoom" da câmera, e caso precise, aproxime mais!

Então uma dica que eu dou, SEMPRE aproxime do seu objeto, mesmo usando o zoom DIGITAL, qualquer tremida com a mão e a foto sai borrada e se dá para chegar mais perto chegue, mas antes de tudo, se for fotografar animais, já tenha uma foto de garantia de longe, daí comece a aproximar...

Fontes das Imagens: www.techtudo.com.br e www.falandodeviagem.com.br