Imagem capa - A fotografia e o suco de laranja por Duarth Fernandes Fotografia
Dicas de Fotografia

A fotografia e o suco de laranja

E aí gente, de vez em quando eu venho com as dicas aqui no blog. E hoje eu tenho algo incrível, irei ensinar como fazer um suco de laranja (han?) e no final vocês irão entender o motivo. Esse é um post que está a muito tempo aqui no blog, e que hoje resolvi posta-lo.


Vamos lá, primeiro a gente deve ir no pé e pegar as laranjas, até aí super fácil, não é? Depois disso com toooodas as laranjas devemos pegar as melhores, separar as maduras das podres e verdes e jogar as que não serão necessárias fora. Feito isso, vamos descascar a laranja, com muito cuidado. Espreme-la. Retirar as sementes. Coar. Colocar água e açúcar (à gosto) e servir.


E agora vocês estão perguntando, mas qual o motivo disso?


O processo da fotografia é bem semelhante, a gente não tira a foto e imediatamente temos ela à disposição.O processo após a captura é enorme, temos que pegar, selecionar as melhores fotos, fazer o tratamento básico (1 a 1, imagine quase se trata de 2000 ou 3000 fotos), de cor, exposição, contraste, realces, saturação, etc. E imagine fazer isso pelo menos 2 ou 3 vezes? O olho cansa já nas primeiras 100 fotos.Depois a hora de conferir e passar para o "ajuste fino" que é tirar algo aqui, mudar algo ali e tal.Então quando eu falo que necessita de tempo para as fotos, acreditem, o processo é muito demorado.


Quando falam "Estou ansioso para ver as fotos" eu também estou morrendo de ansiedade de entregar, de já deixar meu cliente feliz com o trabalho, de já poder partir para algum próximo trabalho, já que tem finais de semana que fotografo até 4 trabalhos. (Ou seja, repetir o mesmo passo novamente do zero). Selecionar, excluir, tratar etc. Vocês devem estar se perguntando "Mas Duarth, quanto tempo você pede para isso?" e eu digo que a resposta varia, depende do meu fluxo de trabalho. Sempre peço de 20 a 30 dias, porém tem alguns trabalhos que com 5 dias já está com o cliente, e são a maioria. Tenho colegas que pedem de 2 a 3 meses. Vai de cada um. Mas deixo o prazo maior por precaução, já que dependo de equipamentos eletrônicos e também ter prazo caso aconteça algum imprevisto.


Imagine o restante do trabalho, que é diagramar, montar álbuns, tomar conta do site, de pedidos, visitar clientes etc.


Então gente, um bom trabalho requer tempo e paciência. A hora que você já pode estar dormindo ou passeando com a família, seu fotógrafo está lá cuidando de foto a foto para que elas fiquem impecáveis. Acho que entenderam bem a comparação que fiz, apenas para descontrair, e vamos à luta que temos várias fotos para serem tratadas. Lembram-se do tempo da revelação das fotos por meio de substancias químicas, que demoravam 1 semana, então é bem parecido, a diferença que bastava apenas fazer o processo e estava pronto.

Um pintor não irá fazer o esborço da sua obra e entrega-la em partes. Assim é a fotografia.


Fica a dica. Rsrsrs, no mais obrigado para quem leu até aqui, um abração e um excelente final de semana. Quis explicar uma coisa da forma mais bem humorada. É um post informativo mesmo, sem estar direcionado a ninguém. E que enviarei a todos os clientes para que entendam um pouco do processo.


Fonte da imagem: http://www.omegafertil.com.br/tag/laranja/

Duarth Fernandes é Fotógrafo em Turmalina e região. Membro da principal associação de fotógrafos de casamento do Brasil. Atua também em Minas Novas, Veredinha, Carbonita, Chapada do Norte, Leme do Prado e região. Fotógrafo de Casamentos, gestantes, eventos, smash the cake.