22/11/2016 às 22:15 Dicas de Fotografia

A fotografia e o suco de laranja

1040
3min de leitura

E aí gente, de vez em quando eu venho com as dicas aqui no blog. E hoje eu tenho algo incrível, irei ensinar como fazer um suco de laranja (han?) e no final vocês irão entender o motivo. Esse é um post que está a muito tempo aqui no blog, e que hoje resolvi posta-lo.

Vamos lá, primeiro a gente deve ir no pé e pegar as laranjas, até aí super fácil, não é? Depois disso com toooodas as laranjas devemos pegar as melhores, separar as maduras das podres e verdes e jogar as que não serão necessárias fora. Feito isso, vamos descascar a laranja, com muito cuidado. Espreme-la. Retirar as sementes. Coar. Colocar água e açúcar (à gosto) e servir.

E agora vocês estão perguntando, mas qual o motivo disso?

O processo da fotografia é bem semelhante, a gente não tira a foto e imediatamente temos ela à disposição.O processo após a captura é enorme, temos que pegar, selecionar as melhores fotos, fazer o tratamento básico (1 a 1, imagine quase se trata de 2000 ou 3000 fotos), de cor, exposição, contraste, realces, saturação, etc. E imagine fazer isso pelo menos 2 ou 3 vezes? O olho cansa já nas primeiras 100 fotos.Depois a hora de conferir e passar para o "ajuste fino" que é tirar algo aqui, mudar algo ali e tal.Então quando eu falo que necessita de tempo para as fotos, acreditem, o processo é muito demorado.

Quando falam "Estou ansioso para ver as fotos" eu também estou morrendo de ansiedade de entregar, de já deixar meu cliente feliz com o trabalho, de já poder partir para algum próximo trabalho, já que tem finais de semana que fotografo até 4 trabalhos. (Ou seja, repetir o mesmo passo novamente do zero). Selecionar, excluir, tratar etc. Vocês devem estar se perguntando "Mas Duarth, quanto tempo você pede para isso?" e eu digo que a resposta varia, depende do meu fluxo de trabalho. Sempre peço de 20 a 30 dias, porém tem alguns trabalhos que com 5 dias já está com o cliente, e são a maioria. Tenho colegas que pedem de 2 a 3 meses. Vai de cada um. Mas deixo o prazo maior por precaução, já que dependo de equipamentos eletrônicos e também ter prazo caso aconteça algum imprevisto.

Imagine o restante do trabalho, que é diagramar, montar álbuns, tomar conta do site, de pedidos, visitar clientes etc.

Então gente, um bom trabalho requer tempo e paciência. A hora que você já pode estar dormindo ou passeando com a família, seu fotógrafo está lá cuidando de foto a foto para que elas fiquem impecáveis. Acho que entenderam bem a comparação que fiz, apenas para descontrair, e vamos à luta que temos várias fotos para serem tratadas. Lembram-se do tempo da revelação das fotos por meio de substancias químicas, que demoravam 1 semana, então é bem parecido, a diferença que bastava apenas fazer o processo e estava pronto.

Um pintor não irá fazer o esborço da sua obra e entrega-la em partes. Assim é a fotografia.

Fica a dica. Rsrsrs, no mais obrigado para quem leu até aqui, um abração e um excelente final de semana. Quis explicar uma coisa da forma mais bem humorada. É um post informativo mesmo, sem estar direcionado a ninguém. E que enviarei a todos os clientes para que entendam um pouco do processo.

Fonte da imagem: http://www.omegafertil.com.br/tag/laranja/

Duarth Fernandes é Fotógrafo em Turmalina e região. Membro da principal associação de fotógrafos de casamento do Brasil. Atua também em Minas Novas, Veredinha, Carbonita,  Diamantina, Capelinha, Itamarandiba, Chapada do Norte, Leme do Prado e região. Fotógrafo de Casamentos, gestantes, eventos, smash the cake.

22 Nov 2016

A fotografia e o suco de laranja

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

12 de Mar de 2022

Porque revelar fotos até hoje?

01 de Set de 2017

Afinal, qual o melhor lugar para fazer minhas fotos?

12 de Mar de 2022

Quando os clientes se tornam amigos

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no WhatsApp.
Logo do Whatsapp