Imagem capa - Como fotografar com o celular por Duarth Fernandes Fotografia
Dicas de Fotografia

Como fotografar com o celular

Bom dia galera e um ótimo final de semana a todos. Hoje venho aqui dar algumas dicas para quem quer fotografar com o celular, várias pessoas me perguntam algumas dicas, e creio que essa possa ser útil para você também. Então vamos lá:

Dica 1: Deixe o horizonte sempre alinhado. O horizonte, quando bem alinhado, fará a foto ter uma harmonia mais agradável, e não irá deixar a sua foto com a aparência que está caindo. Isso é muito importante e já ajudará e muito. Essa dica é muito valiosa para quem quer fotografar paisagens, e sempre procure algo que dê a noção de horizonte, linhas, muros etc.

Dica 2: Nesse caso para fotografia de pessoas, fotografe ao nível dos olhos. Quando a câmera está ao nível dos olhos, o rosto fica menos distorcido, e o olhar deixará a foto mais atraente e realçará a beleza da pessoa. Mas lembrando que cada caso é um caso, e se você quer uma foto mais padrão e bonita, aqui ajudará e muito.

Dica 3: Preste atenção na luz, como sabemos, fotografia é luz, e a forma como se observa a luz é extremamente necessário para uma boa fotografia, você poderá usar a criatividade e fazer ótimas fotografias, observe de onde a luz está vindo, como ela está batendo no rosto da pessoa, e uma dica valiosa, se não está legal a iluminação, dê um giro de 90º que a cena já será outra completamente diferente. Se quer aquela famosa "silhueta" fotografe contra uma luz forte, como o caso do sol.

Dica 4: Uma dica muito valiosa também, e que é complemento da dica 2, tente ângulos diferentes. O ângulo para a foto muda bastante, quem nunca ouviu falar "Nossa, mas eu emagreci nessa foto" ou "Nossa, minha testa ficou muito grande", tudo isso é graças ao ângulo da pessoa, estudar alguns ângulos do cinema é necessário, e sempre, ou levante, ou abaixe, mas faça o que for necessário.

Dica 5: Uma dica muito valiosa, sempre segure o celular com as duas mãos. Pode parecer que não mudará nada, mas quando você segura o celular com as duas mãos, você estará dando estabilidade para ele, o que é muito importante, visto que evitará aquela famosa foto "tremida", ou então sempre apoie o celular numa superfície rígida, essa é uma dica muito valiosa, e ajudará no resultado final, pode ter certeza.

Dica 6: Uma dica que acho importante e também tem relação com a dica 3, desligue sempre o flash quando ele não for necessário. Então galera, essa última dica é muito valiosa, visto que tenho visto várias pessoas ao fotografar por exemplo um show, com flash ligado. Vamos ao fundamento do flash, ele foi feito para iluminar a um certo alcance (exemplo: 2 metros) e o que acontece, às vezes o que você quer fotografar o que está a 10 metros e liga o flash, o que ele irá fazer? Iluminar o que está próximo, no caso de um show, uma apresentação ou algo assim, irá ter cabeças perfeitamente iluminadas e o que você quer mesmo não irá mudar exatamente nada. Outra dica, e algo pessoal meu, não gosto de flash de celular, então sempre procure outras formas de luz disponíveis...


E é isso galera, a dica de sexta está chegando ao fim, e agora irei postar algumas fotos que fiz com meu celular, espero que gostem.

Duarth Fernandes é Fotógrafo em Turmalina e região. Membro da principal associação de fotógrafos de casamento do Brasil. Atua também em Minas Novas, Veredinha, Carbonita, Chapada do Norte, Leme do Prado e região. Fotógrafo de Casamentos, gestantes, eventos, smash the cake.